domingo, 24 de julho de 2022

Livros, escolas, jovens e o conflito de interesses

A escola é onde nos descobrimos, aprendemos e convivemos. Alguns hábitos são ensinados eadquiridos lá, como por exemplo a leitura. Estamos em constante contato com os livros na escola,exercitando a mente através de palavras nas grandes e largas páginas dos livros didáticos(sinceramente, acho chato ler esse material, ainda mais que são em papel branco).

Porém, as obras literárias que as escolas gostam de trabalhar não são do agrado de muitos jovens,por achar que todos os livros tratam de uma narrativa complexa, que acabam por perderem o interesseem ler outros tipos de livros.

Grandes obras como "Dom Casmurro", "O Crime de Padre Amaro" e "Urubuquaquá" possuem históriasque envolvem o leitor, porém a escrita pode ser complexa e possuem palavras que sequerexistem nos dicionários dos tempos atuais levando os jovens a não se interessar pela literatura do paíse deixandode lado obras contemporâneas por achar que todo livro brasileiro é entediante.

Sabemos como somos apegados demais à cultura exterior (principalmente aquelas vindas dos EstadosUnidos), e utilizam desse meio para poder atrair leitores. Algumas escolas já puseram obras gringasem suas bibliotecas o que já ajuda o incentivo à leitura de temas como fantasia, romance e até mesmoterror.Porém, geramos outro problema onde afastamos a cultura de nosso país, dando espaço para outra.O Brasil já não é um país conectado com a arte, apesar de possuir grandes mentes nacionais quetrabalham na área, justamente por não trabalharem a cultura do país. E o único incentivo à leituranacional são de livros publicados há 100 anos ou mais tornando tudo mais complicado. Há diversasobras literárias hoje em dia que trabalham temas que interessam a jovens e adolescentes e que podemser usados em sala de aula e palestras. Além de nacionais, trazem o entretenimento de forma leve e ohábito de leitura se fortalece.

As melhores soluções de suporte, tanto a artistas quanto a leitura dos jovens, é encher as prateleirasdessas bibliotecas com livros contemporâneos de autores nacionais ao mesmo tempo em que jovens terão entretenimento vão adquirir carinho equem sabe amor pela cultura que só a gente tem.


icone do facebook Comentários
icone do blogger 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário