sábado, 23 de outubro de 2021

Halloween, dia de fantasiar

  Outubro está aí e com ele vem uma das datas mais ansiadas do ano: o Halloween, também conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Essa data é conhecida pela caracterização de personagens, celebridades, animais, etc. e pela famosa frase "Trick or Treat" ou "Doces ou travessuras" , como vemos em filmes e animações.

Origem

  Esta data se deu pelo fato de outubro ser época de colheita farta e muitas delas eram dadas aos maus espíritos como forma de impedir sua ira sobre os humanos. Há diversas origens desta festividade, alguns dizem que se é celebrado desde os princípios da humanidade, outros que tudo começou um pouco antes da famosa inquisição e já outros que surgiu no século 18, então é difícil saber uma origem certa para o evento.

  O Samhain é uma celebração dos pagã, incialmente comemorado pelos irlandeses, escoceses e wiccanos, que com o tempo foi se espalhando pelo mundo todo até se tornar o que conhecemos hoje.

Costumes



  Como foi comentado anteriormente, eram oferecido alimentos para os espíritos como forma de manter a paz entre os dois mundos. 

  O costume de se caracterizar e sair pedindo doces também veio relacionado aos espíritos. Uma crença celta dizia que se não houvesse ofertas aos espíritos eles fariam certas "traquinagens" com a pessoa e com o tempo esse ofício vem sendo ocupado pelos jovens que saem em busca de pequenas prendas (se não der doce, vai rolar muito ovo e papel higiênico na sua casa).

A abóbora



  Um dos maiores, se não "O maior" símbolo do Halloween é a abóbora esculpida. Apesar da época em que se é comemorado o Halloween ser propícia a uma abundante quantidade de abóboras, há uma lenda que acerca este legume icônico lhe dando certa fama.

  Jack era um homem alcóolatra e, quando chegou sua hora de partir, enganou a morte (até mesmo o próprio diabo em algumas versões) por três vezes. Mas quando finalmente morreu, nem céu nem inferno o queriam, assim mandando sua alma para o que seria o limbo onde sua alma vaga até hoje com uma lanterna (vai besta, brincar com entidade).

  As versões variam de acordo com quem conta, de início dizem que a lanterna era feita de rabanete e outros contam como uma lanterna de abóbora. De acordo com a tradição, uma lanterna de abóbora fica sempre acesa em cada casa para que possa guiar Jack em meio ao breu do limbo.


Por hoje é só. Tenham um Halloween assustadoramente terrível!


icone do facebook Comentários
icone do blogger 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário