domingo, 25 de julho de 2021

Músicas não tão româticas

  Ah, aquela música que nos faz pensar no dito cujo crush, aquela que você põe no "repetir" tantas vezes que faz seus amigos e familiares enjoarem dela. Aquela que você compartilha no stories do Instagram ou no status do WhatsApp para mandar como indireta esperando que a pessoa perceba num estalar de dedos.

  Mas sabe, nem todas as músicas que aparentam ser o que são tem muito a ver com o que a gente pensa que são. E hoje, vou listar algumas delas para você não errar na hora de dedicá-la.


Careless Whisper - George Michael


  Tenho quase certeza que você conhece essa música como aquela com a introdução maravilhosa com saxofone que via em memes no vasto território chamada internet.

  A música aparenta ser ótima para colocar naquela playlist secreta para momentos específicos (sim, isso mesmo). Contudo, entretanto, porém, essa música de romântica só tem o sax.

  A letra nos dá vários cenários, o mais presente é a pista de dança, já que o eu lírico dessa história dançava com sua parceira.

"Eu me sinto inseguro

Quando pego sua mão e te levo para a pista de dança"

 No decorrer da música descobrimos que ele foi abandonado por sua amada por conta de sua traição.

"Eu deveria saber que não devia trair um amigo

E desperdiçar a chance que me foi dada

Agora nunca mais vou dançar novamente

Do jeito que dancei com você"

  Resumindo, a música fala sobre chifre e dor e cotovelo, mas ainda é uma boa música (tá aí uma música pra colocar na playlist de sofrimento qual posso apostar que você tem).


Every Breath You Take - The Police

  Essa música está até que parcialmente presente nos filmes de comédia romântica, um deles é Esposa de Mentirinha (2011), além de estar no episódio do baile do seriado Stranger Things que é bem fofinha, tirando o fato da música não ter nada de fofa.

  A letra aparenta transparecer uma pessoa que estará sempre ao lado da pessoa que ama, mas calma que não é bem assim que a banda toca. O rapaz pode até estar presente, mas da forma mais doentia possível.

"Cada respiração que der

Cada movimento feito

Cada promessa que quebrar

Cada passo que der

Vou estar te observando"

  Se alguém te falar um coisa dessas com certeza não será com quem você vai casar, ter dois filhos e morar numa casa de cerca branca, não é verdade? (Eu mesma saía correndo e me trancava em casa).


Lay All Your Love On Me - ABBA


  Acredito que essa é uma das pouco conhecidas do grupo, mas ainda tem seu destaque, principalmente pela letra que carrega.

  Essa música retrata uma mulher insegura com seu relacionamento.

"Eu não era ciumenta quando nos conhecemos

Agora toda mulher que vejo é uma possível ameaça"

  O que dá a entender que a relação não é das melhores, pois a insegurança dela a fez se tornar possessiva, o que é pior ainda.

"Sou possessiva e isso não é legal

Você me ouviu dizer que fumar é meu único vício

Mas agora isso não é verdade"

  Mais para o final da música, descobrimos que a personagem possui um motivo para essa insegurança.

"Já tive alguns curtos relacionamentos

Não duraram muito e foram raros"

  Aqui temos uma pessoa qual não possuía relacionamentos bons e muito menos duradouros e assim criou uma insegurança tão grande que desenvolveu possessão. E essa mesma possessão pode levá-la a ter mais um breve relacionamento.

  Então, cuidado, confiança é a base para qualquer relacionamento. Se não consegue confiar, prive sua saúde mental e termine (ou nem comece um relacionamento).


Love Of My Life - Queen

  Essa é clássica, meu povo, se você já declarou essa para alguém se prepara (pro arrependimento).

  Apesar da música carregar o título "amor a minha vida" (e ser uma dedicatória de Freddie, vocalista da banda, para o amor da vida dele) possui uma narrativa triste.

  A música conta uma pessoa de coração partido e, ainda assim, apaixonado fazendo uma súplica para não ser abandonado.

"Amor da minha vida não me deixe

Você rouba meu amor e agora me deserda

Amor da minha vida você não vê?

Traga de volta, traga de volta

Não tire de mim, porque você não sabe

O que significa para mim" 

  É uma letra repleta de sentimento e percebemos isso, mas também carrega a dependência sobre alguém. 

  Então, se você já dedicou para alguém, você disse que depende dessa pessoa e não de boa forma (essa vai pra listinha de sofrência também).


Total Eclipse Of The Heart - Bonnie Tyler


  Mais um grande clássico aqui presente, apesar de parecer ter nada demais na letra, detectamos algo que está com uma vibe parecidíssima com "Love Of My Life".

  A música apresenta uma pessoa que foi iludida (sim, iludida), pois ela está completamente apaixonada por uma pessoa qual a iludiu e abandonou e ainda assim tem esperança de ter a pessoa de volta.

"Era uma vez eu estava apaixonada

Agora estou desmoronando"

"Era uma vez havia luz em minha vida

Agora há apenas escuridão"

  Esse trecho da música mostra que ela pensava que vivia um conto de fadas, portanto começava com um "Era Uma Vez". Quem quando estava apaixonado por alguém não pensou assim, não é?


I Want To Know What Love Is - Foreigner 


  Opa, temos esse classicíssimo som que encontramos em tudo quanto é filme de romance. 

  Sim, a música fala o tempo todo sobre amor e que ele quer que alguém ensine para ele como é ter esse sentimento.

"Quero saber o que é o amor
Quero que você me mostre"

  Tá, mas o que tem demais nisso? O simples fato de que ele precisa encontrar o amor em outra pessoa. 

  A música mostra que ele se envolveu com pessoas que não o valorizavam, e nisso ele criou uma certa insegurança fazendo com que esquecesse do amor que ele mais precisa: dele mesmo.


If You Leave Me Now - Chicago


  Essa música é mais uma daquelas para sentar e chorar, não só parece como é uma música de despedida. Pra quem jogou GTA V, conhece essa música como a despedida do que poderia ter sido um dos casais mais icônicos do jogo (por que choras?).

  A música é basicamente um pedido para que não seja abandonado.

"Se você me deixar agora

Estará levando uma grande parte de mim"

  É bem melosa e cheia de sentimentalismo também (pois assim são os apaixonados). Assim relembra de todas as coisas que passaram juntos para simplesmente terminarem.

  Bom, essa pode não ser tão romântica quanto aparenta, mas é uma boa pra tentar reconquistar o/a cremoso/a e fazer uma novela.

Always On My Mind - Elvis Presley


   Essa música com certeza está na minha lista de favoritos, mas ainda possui não só uma letra como uma história por trás bem triste (qual também seria interessante colocar na nossa lista já existente no blog de músicas com significados fortes).

  Vamos primeiramente a letra, a música retrata um pedido desculpas para a parceira e todas as coisas que devia fazer, mas não fez.

"Talvez não tenha tratado você bem como deveria

Talvez não tenha te amado frequentemente como poderia

Pequenas coisas que deveria ter dito e feito quais nunca tirei tempo

Você estava sempre em minha mente"

  Já a história da música, possui grande vínculo com a letra em si, pois caso não saiba, o rei do rock, Elvis Presley, já cometeu muitos erros enquanto marido. Em seus últimos dias, escreveu e gravou essa música para então sua ex-esposa como forma de redenção (tá aí uma música para se desculpar com a pessoa que você gosta, mas é bom lembrar que atitude vale mais que palavra).

  Essas são algumas das músicas que pareciam românticas, mas não são tanto assim. Particularmente eu amo essas músicas, mas mesmo amando temos que saber o que estamos ouvindo. Confesso que boa parte eu nem sabia do que se tratava quando me deu curiosidade para saber sobre o que era até me espantei.

  Então, sempre pesquisem a tradução para evitar constrangimentos e cá entre nós é até bom para aprender um idioma.








icone do facebook Comentários
icone do blogger 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário