sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Dicas para o primeiro Passaporte

Hey!
Nesse post serão passadas dicas sobre os procedimentos para o primeiro passaporte.
É um documento dos documentos importantes para viagens internacionais, todos os cidadãos podem ter um e é somente com passaporte que se consegue visto para outros países.

(Ministério das Relações Exteriores)

Passo 1. Conferindo documentação


Acessar o site oficial da Polícia Federal pelo link: www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte
Nesse link haverá todas as informações detalhadas para iniciar a solicitação do documento.

Verifique a documentação necessária no seguinte link: Documentação para passaporte.
A maioria dos casos o passaporte é comum (para brasileiros), porém pode ser solicitado, em ocasiões especiais, o passaporte de emergência, o passaporte para estrangeiro e o Laissez-Passer que é para pessoas que não tem documentação reconhecida no Brasil.

Eu vou estar citando somente a documentação necessária para o meu caso, primeiro passaporte, solteiro, maior de idade...

  • Documento de identidade (RG ou CNH)
  • Titulo de Eleitor + comprovantes de voto
  • Carteira de Reservista
  • Comprovante de pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União)
  • CPF
Todos os documentos que serão usados para o preenchimento do formulário, devem ser os mesmo levados para o primeiro atendimento.

Eu levei também a carteira de trabalho, não teve necessidade mas ainda assim, é bom garantir.


Passo 2. Preenchimento do formulário


Para preencher o formulário de solicitação de passaporte basta acessar esse link: Nova Solicitação de Passaporte.

A primeira sessão é de preenchimento dos dados pessoais.


As segunda sessão vai receber todas as informações dos seus documentos, que devem ser levados para o primeiro atendimento.


A sessão três é para preenchimento de seu endereço de email e endereço residencial, o email é importante pois você recebe a notificação quando seu passaporte fica disponível para retirada no local de atendimento.


A ultima sessão é destinada para escolher o local de atendimento, escolha uma cidade próxima ou que seja mais cômoda para você, pois caso tenha algo errado com algum documento seu, pode até ser necessário que você retorne a sua cidade para regularizá-lo.


Passo 3. Gerando e pagando a GRU


Após enviar o formulário preenchido, a Guia de Recolhimento da União (GRU) será gerada automaticamente, é bem parecido com um boleto comum, nele tem suas informações e do local de atendimento escolhido. Hoje, o valor do passaporte é R$257,25, você pode pagar preferencialmente no Banco do Brasil ou em qualquer outro banco.
Caso não tenha o dinheiro para pagar na data da primeira GRU você pode optar por reemitir (reemitir GRU), a data de vencimento pode variar de 20 a 30 dias.

Passo 4. Agendando o atendimento


Junto com a GRU, é gerado seu Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem, esse documento é importante pois o número do protocolo dele é o que você vai utilizar para realizar as consultas nos processos do seu documento e agendar os atendimentos.

Depois de ter pago a GRU, é possível agendar a data de atendimento no local escolhido no formulário (Agendar atendimento), no dia e hora marcados você deve comparecer no local com seus documentos originais. Caso haja algum contratempo você pode reagendar o atendimento sem problema nenhum (Reagendar atendimento).

Passo 5. Primeiro atendimento


Chegando no posto da Polícia Federal, geralmente o guarda vai estar com a relação de todos que estão agendados para aquele dia e período (manhã ou tarde) e vai pedir sua identificação.

O ideal é chegar 30 minutos antes ao local, assim evita de ter algum contratempo e atrasar seu atendimento. Só você será atendido no seu horário, então não se preocupe com a possibilidade de outras pessoas serem postas na sua frente.

Já na sala de atendimento, serão conferidos seus documentos, a foto para o seu passaporte é tirada na hora, logo em seguida tem o recolhimento das digitais (demora um pouco) e seus dedos deves estar sem machucado algum (corte, arranhado, esfolação, queimadura, etc) pois isso pode dificultar na sua identificação.

Passo 6. Conferindo a notificação de retirada e retirar o atendimento


Atualmente o prazo de expedição do passaporte é de 45 dias, no meu caso, 30 dias depois que fiz meu primeiro atendimento eu recebi a notificação no email dizendo que meu documento estava disponível para retirada.


Há também a possibilidade de conferir a sua solicitação pelo link: Conferir Solicitação
Você tem até 90 dias para buscar seu documento no mesmo local de atendimento, lembrando que esse prazo começa a ser contado a partir do seu primeiro atendimento.

Após ser notificado, basta você retornar ao local de atendimento com seu documento de identificação e aguardar o responsável lhe entregar o documento. Nesse momento você vai liberar a retirada do documento com sua digital e vai assinar o documento, essa assinatura passa a valer como firma reconhecida também.

A partir daí, dependendo do seu destino é só fazer as malas e voar.
Espero ter ajudado.
Na dúvida, entre em contato pelo formulário do blog nesse link: Fale conosco.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário