domingo, 6 de março de 2016

#1 Let's talk about English!



Um fato é que o inglês está presente em nossas vidas há muito tempo, em qualquer situação encontramos um bom exemplo da inserção da língua inglesa em nosso idioma, fazer um post, dar like, ir ao shopping, comprar um smartphone, muitas expressões estão por aí mas um desafio para a maioria das pessoas é aprender inglês e durante o aprendizado, perder a vergonha de falar.

"Mas aí senhor diferentão, o que você trás de diferente pra gente?"


Bom, eu não sou fluente em inglês e muito menos tenho um alto grau de proficiência, porém como bom baiano da gota eu sou sem vergonha e quando o assunto é línguas tenho algumas experiências interessantes para contar.

1º - De onde vem a vontade de aprender inglês?



Desde pequeno eu tenho interesse pelo exterior, principalmente quando falam de Canadá e Estados Unidos. Das minhas poucas lembranças de minha infância consigo recordar que meu tio alugava filmes (ainda em VHS) e assistíamos sem legenda ou dublagem, logicamente eu não entendia nada, mas achava muito legal o jeito de falar e as palavras.

Desde então (de uma forma meio natural) comecei a desenvolver bem o estudo do inglês, as aulas da escola a maioria das vezes ficavam chatas pois eu já sabia todo o conteúdo que era passado e os livros de pesquisa ajudaram bastante no despertar do interesse pela América do Norte.

2º - Quais meios iniciais para se acostumar com um novo idioma?




Posso afirmar com toda a certeza que o que mais me ajudou foi a música, principalmente pelo fato de eu não saber procurar as traduções no início, tinha que ouvir várias vezes para conseguir entender e pesquisar um trecho mais ou menos certo e descobrir o significado.  E foi difícil, pois comecei com Michael Jackson, depois uma passada pelo Rap/Hip Hop e uma mudança brusca para o Rock.

Além disso, tirinhas, livros infantis, filmes, cartoons, tudo ajuda quando se tem paciência para estudar.

3º - E quais as formas de estudo?


No meu caso a escola não ajudou muito, pelo fato de que meus colegas não tinham interesse em aprender e o conteúdo era ínfimo. Então, a melhor decisão para quem não tinha dinheiro para pagar curso particular é e sempre será se tornar autodidata.



Hoje em dia só é preciso um smartphone e uma conexão com internet para aprender coisas novas. Assim como minhas formas de estudo foram mudando com o tempo, o material utilizado também mudou, séries, filmes sem legenda (ou com legenda em inglês), vídeos (YouTube eu te amo!) e o melhor de tudo: pessoas com quem eu posso conversar e interagir diretamente falando inglês e aprendendo.

No próximo Let's talk about English! vou mostrar alguns dos meios que utilizei e utilizo atualmente para estudar.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário